2019 ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS ÍNDIGENAS

O Brasil tem centenas de línguas indígenas, mas hoje a maior parte delas, corre risco de desaparecer....

          2019 é instituído pela UNESCO como Ano Internacional das Línguas Indígenas .... 

Conhecer, respeitar a valorizar outras culturas é mais uma característica dos alunos INSTITUTO EDUCACIONAL PORTINARI. Por ser uma das Escola Associada à Unesco, o IEP trabalha anualmente um tema de relevância mundial, pré-estabelecido pela Unesco, sempre voltado para o respeito a culturas diversas. O principal objetivo é o diálogo intercultural por meio da educação, com práticas das ciências, da cultura, da comunicação e da informação.
2019 é o Ano Internancional das Línguas Indígenas ano da conscientização
 da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo. Atualmente, existem por volta de 6 a 7 mil línguas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica  diversidade linguística em todo o mundo. Quando morre uma língua , morre a identidade de um povo.... 

       Educação, formação e cidadania caminhando lado a lado ...

Alunos do IEP visitam índios do Alto  Xingú , na Toca da Raposa . Foram momentos de muitas descobertas sobre a cultura indígena. Lá observaram a riqueza do dialeto  da tribo Kuikuru e a importância dele como expressão de um povo...  Nossos estudantes aprenderam muitas palavras com as crianças da tribo Kuikuro, um rico intercâmbio cultural. Como incenivo à leitura e a escrita indigenas, o IEP Solidário entrou em ação arrecadando materiais escolares que serão levados  para as tribos indígenas no Alto Xingú.

                                                        

 

Compartilhe essa página