EMBAIXADORES DA CIDADANIA

               ENSINO MÉDIO EM AÇÃO  INSTITUTO EDUCACIONAL PORTINARI
  ESCOLA INSTEGRANTE DA REDE PEA PROGRAMA DAS ESCOLA ASSOCIADAS DA UNESCO 
                              EMBAIXADORES DA CIDADANIA - PARTICIPE 

Os povos indígenas vivem no Brasil atual um cenário de graves retrocessos. Não é exagero dizer que as vidas de muitos e muitas estão ameaçadas. E todo mundo perde com isso. O Brasil viola escancaradamente os direitos humanos dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, coloca em risco uma de suas principais identidades, o que é muito preocupante. De um ponto de vista mais amplo, todos e todas arriscam ficar sem uma grande contribuição para os debates mundiais sobre a questão socioambiental. No contexto dos desafios das mudanças climáticas e da utilização sustentável dos recursos naturais, por exemplo, a participação dos povos indígenas é indispensável.

Ao ameaçar os povos indígenas, o país comete uma grande violência contra diversos grupos étnicos que estão em suas terras há milhares de anos e ainda joga fora a possibilidade de aproveitar sua grande biodiversidade para um desenvolvimento sustentável. Isso porque os povos indígenas têm muito a nos ensinar sobre a utilização equilibrada dos recursos naturais e acumulam experiências fundamentais nessa área.

Temos muito o que aprender com a diversidade e a forma de viver dos povos indígenas, que não têm com a terra uma relação patrimonial e sim cultural e ligada ao modo de ser. Os territórios ocupados por povos indígenas têm a biodiversidade mais protegida do que os lugares onde eles não estão.

Compartilhe essa página