Fundamental I e II

Fundamental I

1° ao 5° Ano
MOMENTO DE NOVAS DESCOBERTAS E MAIOR ENVOLVIMENTO COM O MUNDO LETRADO

No Ensino Fundamental I, focamos o desenvolvimento do comportamento leitor do aluno, leitor das letras, das imagens, dos números, das tabelas, das gravuras, dos filmes, que assiste e das músicas que ouve. Leitor fluente e crítico, com opinião própria. 
O aluno IEP nesta fase será capaz de estabelecer relações, analisar, interpretar, comparar, calcular, sintetizar e perceber o mundo à sua volta. Para formar o aluno leitor o Ensino Fundamental I, apoia proposta na abordagem significativa das atividades, valorizando o concreto e a experimentação que abrem caminho para problemas, formulações de hipóteses e pesquisas contextualizadas o que dá consistências aos conceitos construídos em cada série. 
Acatar normas e regras sociais para um convívio harmonioso em casa, na escola e na sociedade como um todo, saber esperar a vez, saber ouvir e relacionar-se bem conduz a formação humana do aluno IEP, neste segmento. Atividades esportivas como o karatê, a esgrima, a capoeira, a educação física, as aulas de circo, o judô, o ballet, o basquete, o handball, e as aulas de robótica que são altamente estimulantes , entre outras, desenvolvem a disciplina e a organização e o raciocínio. Além de contribuir para a formação humana, desenvolvem ainda aspectos físicos e relacionais. O Projeto educativo para cada série, consolidam o aluno IEP à atribuição de significado a tudo o que se lê e escreve, favorecendo o desenvolvimento de habilidades, a construção de responsabilidades com seus estudos e formação integral.

Fundamental II

6° ao 9° Ano

Construção de competência indispensáveis para o convívio em sociedade. Um período de mudanças marca o ingresso neste segmento: nova rotina escolar, um professor especializado para cada disciplina, uma nova e mais ampla grade curricular, novo formato de avaliações e a ampliação do universo cultural. Nesta etapa da vida escolar, corre a ruptura com o universo infantil e as transformações típicas para a entrada na adolescência. É uma fase que se apresenta com muitas singularidades, período em que acontece um intenso desenvolvimento nos campos biológico, psíquico e social.
Compreendendo estas mudanças e para que corram de forma sadia e tranquila, investimos nos aspectos formativos do aluno, no exercício de valores morais e éticos, nas questões de cidadania, pois além de conhecimento, o aluno deve construir na escola competências indispensáveis para o convívio em sociedade.
O aluno IEP passa a conhecer de forma mais sistemática e específica, as diversas áreas do conhecimento: as pesquisas e os trabalhos em grupo são intensificados estimulando a capacidade de buscar, investigar e produzir em conjunto conhecimento. Diante de novas demandas, o aluno terá de aprimorar os hábitos de estudos adquiridos no Ensino Fundamental I, deverá criar uma organização diária de estudos assim com a revisão das aulas e a realização das tarefas escolares, responsabilizando-se por sua rotina escolar.
Esta transformação acontece sob o olhar de uma equipe docente comprometida com o aprendizado e que conhece as características desta fase. Assim o aluno será capaz de preparar-se para enfrentar os desafios do Ensino Médio.